sábado, 29 de dezembro de 2007

Releitura da obra de Vicent Van Gogh



Na disciplina de Artes visuais, através das leituras de textos informativos, que foram enriquecedores para o meu conhecimento e para o meu crescimento profissional, me fizeram refletir e avaliar sobre a minha prática. Utilizando outras técnicas enriquecendo minhas aulas, oportunizando ao meu aluno desenvolver o gosto pela arte, aprimorar o repertório artístico-cultural, conhecer sobre a vida e obras do artista, realizar leitura de obras de arte, possibilitar o fazer artístico, oportunizando-lhes o desenvolvimento da criatividade e do senso estético. Aprendi que se deve pensar a arte não só como uma forma de auto-expressão, mas antes de tudo como um instrumento de comunicação.
Um aprendizado para mim bastante significativo foi sobre Releituras, desenvolvi com meus alunos a Releitura da obra Os Girassóis, de Van Gogh, apresentando a eles uma foto da obra e a biografia do artísta. Foi gratificante o resultado desta proposta, pois superaram minhas expectativas, todos os alunos participaram envolvidos, motivados, entusiamados e curiosos sobre a vida e as obras do artista, suas produções foram além do que eu esperava, e utilizei-as na exposição da Mostra integrada da escola.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Música desperta emoção e sentimento

Ao realizar o projeto de música pude perceber a importância em utilizarmos a música como recurso em nossas aulas pois foi notória a motivação e o prazer com que os alunos participaram desta proposta.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a percepção de cada um.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois quanto maior a sua sensibilidade para o som, ela descobrirá suas qualidades.
A música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e outros dons.
Cabem a nós professores oportunizarmos situações de aprendizagem nas quais o nosso aluno possa conhecer vários estilos musicais, não só aquele que costuma ouvir em seu ambiente, mas também outros estilos como a música popular brasileira, só assim o ouvinte descobre a qualidade da boa música podendo adquirir o censo crítico e a capacidade de reconhecer e apreciar estilos musicais variados.
Uma boa música mantém o equilíbrio do ser humano trazendo pensamentos, sentimentos e ações mais saudáveis. Atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia atinge a afetividade.
A música é um instrumento motivador no processo de ensino-aprendizagem e por isso devemos oportunizar e utilizar deste recurso em nossa prática.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Visita a Bienal

Como fui pela primeira vez a Bienal, vejo como uma grande oportunidade de aprendizado proporcionada pelo curso, esta nossa visita. Tive a oportunidade de contemplar as obras e pensar sobre as idéias que cada artista pretendia passar com a sua criação. Entender que Arte é bem subjetiva e ampla, além de, construir conceitos, propostas e projetos que posso aplicar em sala de aula. Aprendi que através de análise de obras podemos trabalhar a imaginação, contribuir para o desenvolvimento da percepção, da reflexão e da interação com a arte. Hoje consigo ver o trabalho dos meus alunos com outro olhar.

Cubo de nylon

Obra, que ao meu ver, dentre outras, possui os requisitos de uma criação que mereça ser chamada de arte. Exigências de leiga, de uma simples espectadora.“Cubo de Nylon ” de Jesús Rafael Soto. Nascido na Venezuela, em 1923 e falecido em 2005, o artista é considerado um dos mestres da arte cinética.Utiliza materiais como fios de nylon, que todos conhecemos e os transforma em obras de arte, facilmente reconhecíveis.
“Cubo de Nylon” é um cubo formado com a união, lado a lado, de finíssimos fios de nylon pintados nas cores branco, azul e preto. O cubo dá sensação de profundidade e planaridade ao mesmo tempo em que, olhado de frente, tanto o último quanto o primeiro fio parecem estar lado a lado, formando uma figura compacta, impenetrável, e não a estrutura leve e, de certa forma, transparente, que é na realidade. Enfim, bela obra e muito interessante.