quarta-feira, 7 de maio de 2008

É importante planejar

Através das leituras pude perceber da importância de que para ensinar Estudos Sociais é preciso planejar situações para que os alunos aprendam conceitos importantes como espaço e tempo, inserindo-os no convívio escolar, colaborando para a formação dos valores e de uma base ética para o exercício de cidadania.
Na prática-pedagógica do ensino de Estudos Sociais é fundamental que haja um planejamento, e que este seja programado com objetivos estabelecidos diante do que se deseja realizar e alcançar junto ao nosso grupo de alunos. Além do planejamento inicial, um acompanhamento cuidadoso, e estar sempre avaliando e fazendo ajustes quando necessário, levando em consideração o conhecimento prévio do aluno, considerando suas experiências de vida.
A criança ao chegar à escola traz as práticas sociais da sua comunidade e do seu grupo social. Seus conhecimentos foram construídos, até então, na família e na interação com o meio físico e social, no qual convive. Cabe a nós professores o papel de ampliar seus conhecimentos socialmente construídos, partindo daquilo que a criança já sabe, satisfazendo suas curiosidades e a vontade de aprender.
Nós professores devemos assumir a postura de mediador, facilitando o processo de interação do aluno com o meio social. O nosso papel deve ser de planejar, incentivar e administrar a curiosidade do aluno em relação a si mesmo e ao mundo que o cerca. Acredito que dessa forma , futuramente teremos adultos mais críticos, mais conscientes do que se passa no mundo , no país, na sua cidade. Adultos que vão se comprometer com a sociedade e com as pessoas, com a realidade sendo pessoas menos individualistas e mais solidárias.

Ao iniciarmos as atividades da interdisciplina de matemática explorando a classificação e a seriação, percebi que:

A criança ao ingressar na escola, já traz uma série de conhecimentos informais sobre a realidade. Na escola ela vai estabelecer uma nova relação cognitiva com o mundo.
O processo de educação escolar é qualitativamente diferente do processo de educação em sentido amplo. Na escola, a criança está diante de uma tarefa particular, que é entender as bases dos estudos científicos.
A formação e o desenvolvimento do conhecimento matemático antecedem a escrita formal desses conceitos.

Classificação e Seriação

Classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca. Estamos sempre classificando; às vezes concretamente, ao manipular materiais(como roupas, discos, livros, compras de supermercado, etc.), outras vezes apenas mentalmente, como quando nos referimos a " nomes próprios", aos "numerais", "animais mamíferos", etc.
Consideramos que foi feita uma classificação dos elementos de uma coleção de objetos quando os separamos em classes, de tal modo que:
# cada classe tem pelo menos um objeto;
# cada objeto só pode estar em uma das classes;
# ao reunir todas as classes, obtemos novamente a coleção inicial.
Para classificar trabalhamos com as relações de pertinência e de inclusão de classes.
Quando relacionamos cada elemento com classe à qual pertence (por ser semelhante aos outros elementos dessa classe), estamos estabelecendo uma relação de pertinência.
Quando relacionamos uma subclasse com a classe maior em que ela se encaixa, estamos trabalhando com uma relação de inclusão de classes.
Podemos iniciar o trabalho de classificação utilizando brinquedos, sucatas, objetos escolares, ou blocos lógicos. Desse modo, a criança irá se familializar com a observação dos atributos de cada peça, e o levantamento das semelhançase diferenças entre os objetos de uma coleção.
A seriação é uma operação lógica tão fundamental quanto a classificação . A classificação enfatiza as semelhanças entre os elementos das coleções, e a seriação trabalha mais com as diferenças entre elas.