domingo, 28 de setembro de 2008

Transformações da vida adulta

O ser humano se desenvolve como um todo. Não podem se separar seus aspectos - físico, intelectual, emocional e social. Os níveis fisiológico, psicológico e social dos seres humanos estão em constante interação. No desenvolvimento humano, não existem momentos de ruptura, a evolução é gradual e contínua. Apesar de que em alguns momentos as mudanças são maiores. Considerando o crescimento físico, na infância e na adolescência, as fases em que as mudanças são mais acentuadas, enquanto que na vida adulta é um período de maior estabilidade.Piaget preocupou-se mais com o estudo do desenvolvimento mental ou cognitivo, isto é, com o desenvolvimento da forma como os indivíduos conhecem o mundo exterior e com ele se relacionam. Neste período das operações formais, dos 12 anos em diante, as características são, o desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratas, para formar e entender conceitos abstratos como os conceitos de amor, justiça, democracia, etc.; do pensamento concreto, sobre coisas, passa para o pensamento abstrato, “hipotético-dedutivo”, quando o indivíduo torna-se capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses. Junto com estas transformações, o adolescente busca por uma identidade e sua aceitação no grupo. E com estas transformações, surgem os conflitos típicos da idade.
Para Erikson a personalidade se desenvolve no decorrer de oito etapas distintas que ocasionam conflitos no individuo, cada etapa sofre as conseqüências da maneira como a pessoa resolveu a questão anterior.Esta sucessão de conflitos.A forma como são solucionados os conflitos típicos ou as crises de cada estágio vai influir decisivamente sobre como vão ser vivenciadas as etapas anteriores, fazendo que cada estágio se torne presente e se atualize naquele que o sucede.
Erickson (1998) propõe uma teoria de estágios, onde o indivíduo tem determinadas tarefas evolutivas, situadas entre a necessidade individual e a exigência social, associadas a cada período de vida - infância, adolescência, idade adulta e velhice - definindo oito etapas do desenvolvimento humano: 1) confiança versus desconfiança básica; 2) autonomia versus vergonha e dúvida; 3) iniciativa versus culpa; 4) competência ou produtividade versus sentimento de inferioridade; 5) consolidação da identidade versus confusão de papéis; 6) relacionamentos de intimidade versus isolamento; 7) geratividade versus estagnação e 8) integridade ou aceitação do ciclo vital versus desesperança.
E para Maturana, vivemos no mundo, fizemos parte dele, compartilhamos conforme a nossa vivência. A nossa qualidade de vida é de nossa responsabilidade, o mundo é construído por nós, conforme nossa interação, nossos atos. O centro da argumentação de Maturana e Varela (2002) é constituído por três vertentes. A primeira sustenta que o conhecimento não se limita a informações de um mundo anterior, mas sim conforme a interação do momento, faz surgir o mundo conforme a sua ação. A segunda afirma que os seres vivos são autônomos e auto-produtores, vivem no conhecimento e conhecimento e conhecem no viver. A terceira é de que há uma continuidade entre suas raízes biológicas, o humano e o social.

domingo, 14 de setembro de 2008

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tabula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. E é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento. Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. A escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante.
As dúvidas e as certezas que vão gerar o projeto devem ser do aluno, enquanto está em atividade num determinado contexto, em seu ambiente de vida, ou numa situação enriquecida por desafios.O professor deves permitir que o aluno escolha o tema, a questão que vai gerar o desenvolvimento de um projeto. É importante que a questão a ser pesquisada seja da curiosidade do aluno, das suas dúvidas, das suas indagações. Por fazer parte do seu interesse pessoal é motivador ao aluno.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Erik Erikson e as fases do desenvolvimento humano

Aos 15 dias do mês de junho, no ano de 1902, em Frankfurt, Alemanha, nasceu Erik Erikson, psicanalista que fez grandes contribuições no campo da Psicologia, com seu trabalho sobre desenvolvimento infantil e crises de identidade.
Esquema de Desenvolvimento de Erik Erikson
1. Confiança X Desconfiança (até um ano de idade)Durante o primeiro ano de vida a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela requerendo cuidado quanto a alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo.
2. Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano)Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência.
3. Iniciativa X Culpa (quarto e quinto ano)Durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhado por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade “sexual ” e intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.
4. Construtividade X Inferioridade (dos 6 aos 11 anos)Neste período a criança está sendo alfabetizada e freqüentando escola (s), o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e outras habilidades necessárias em nossa cultura. Caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade.
5. Identidade X Confusão de Papeis (dos 12 aos 18 anos)O jovem experimenta uma série de desafios que envolve suas atitudes para consigo, com seus amigos, com pessoas do sexo oposto, amores e a busca de uma carreira e de profissionalização. Na medida em que as pessoas à sua volta ajudam na resolução dessas questões desenvolverá o sentimento de identidade pessoal, caso não encontre respostas para suas questões pode se desorganizar, perdendo referência.
6.Intimidade X Isolamento (jovem adulto)Nesse momento o interesse, além de profissional, gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro.
7. Produtividade X Estagnação (meia idade)Pode aparecer uma dedicação a sociedade à sua volta e realização de valiosas contribuições, ou grande preocupação com o conforto físico e material.
8. Integridade X Desesperança (velhice)Se o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades perdidas ou erros cometidos haverá integridade e ganhos, do contrário, um sentimento de tempo perdido e
a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e desesperança.

Contempla-se acima o resumo da teoria do psiquiatra Erik Erikson que faleceu
em 12 de maio de 1994, em Harwich, estado de Massachusetts.