domingo, 23 de maio de 2010

O que não pode faltar nos Contos de fadas

É fácil reconhecer um conto de fadas. Animais que falam, fadas madrinhas, reis e rainhas não podem faltar, assim como a introdução "era uma vez". As narrativas se passam em um lugar distante — "muito longe daqui" — e têm personagens com nomes comuns ou apelidos, como João e Chapeuzinho Vermelho. Esses elementos facilitam a memorização e tornam a narrativa apropriada à oralidade. "No conto maravilhoso, o leitor é transportado para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas põem ovos de ouro. Essa é a magia da fantasia", explica Lilian Mangerona Corneta Rotta, mestre em literatura pela Universidade Estadual Paulista.
No desenvolvimento do projeto, dialogando com os alunos sobre o que não pode faltar num conto de fadas, demonstrando seus conhecimentos sobre o tema, citaram que o que não poderia faltar seriam princesas, príncipes, bruxas, animaizinhos, fadas, iniciar com a frase" Era uma vez..." e encerrar com "Viveram felizes para sempre", e que os contos sempre tem um finais felizes.
Disponível no site http://homolog.novaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/maravilhoso-mundo-contos-fadas-423384.shtml

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Viajar através da leitura

O ato de ler desenvolve a formação academica, assim como a formação cidadã.
Toda a criança que lê, tem mais facilidade em aprender e conhecer o mundo, e quanto maior o entendimento e o conhecimento mais o professor poderá avançar e aguçar as curiosidades dos alunos.
Sabemos que desde pequena a criança ouve histórias, narradas por algum familiar, e as histórias tem o poder de encantar a todos os ouvintes. Ouvindo histórias podemos sentir emoções importantes como: tristeza, alegria, medo, segurança, insegurança. Daí a importância da seleção de livros infantis que possam desenvolver na criança o senso crítico, construindo um sujeito com autonomia e com uma visão de mundo voltada a situação real.
Os contos de fadas são textos que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade que além do valor histórico abordam problemas universais e do cotidiano das crianças. Em geral, estas histórias são conhecidas pelas crianças desde muito pequenas, pois são contadas por seus familiares.
Por possuir um caráter lúdico, fascinam as crianças possibilitando uma maior aproximação com o texto, facilitando a apropriação do código linguistico e o trabalho com a estrutura narrativa.Motivos pela escolha do tema para trabalhar durante o meu estágio, pois as crianças demonstram interesse por este tipo de texto.
Este texto justifica a escolha do tema "Contos de fadas"a ser trabalhado com meus alunos na aprendizagem por projetos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concepções teóricas seguidas para o projeto

Os princípios orientadores para a minha prática pedagógica, acredito que estejam voltados mais para às concepções construtivistas. O aprender que acontece de forma significativa, que parte do conhecimento prévio, dos interesses e das experiências dos alunos, levando-os a pensarem de forma crítica, baseadas nas concepçõess teóricas de John Dewey, Paulo Freire, Piaget, e Comênio.
Este projeto será construído através da interação e da busca do conhecimento. Vejo como positivo o trabalho por Projetos o fato de que o aluno percorre o caminho da informação para o conhecimento, com temas definidos a partir do seu interesse e da sua curiosidade, com um aprendizado que tem sentido para ele. Os alunos tornam-se investigativos, confrontando, as informações que recebem, questionando, comparando os dados e tirando suas conclusões. Para Dewey, o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas e soluções prontas.
Hoje nossos alunos são modelo pedagógico relacional, não são tábula rasa, eles perguntam sobre tudo, pois tem acesso às informações. Portantos, nós professores precisamos criar situações que sejam desafiadoras para nossos alunos e a nós mesmas, como diz Paulo Freire"recriar a vida",envolvendo a cultura popular, a história dos alunos ao conhecimento científico.
Piaget trata o conhecimento como uma construção a partir da ação do sujeito, numa interação com o objeto do conhecimento. O desenvolvimento como a busca de um equilíbrio superior, como um processo de equilibração constante. Nesse processo, vão surgindo novas estruturas, novas formas de conhecimento, mas as funções do desenvolvimento permanecem as mesmas.
Menciono também Comênio, o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", homens e mulheres de todas as classes sociais, de forma igual.A maior contribuição de Comênio para a educação dos dias de hoje é segundo Gasparin, a idéia de "trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados à disposição".
O Construtivismo, na concepção teórica parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Assim, vejo o pluralismo das concepções teóricas citadas norteadoras na minha prática pedagógica.

Desafio Associar Alfa e Beto e o Projeto

Estou realizando meu estágio com a minha turma da segunda série, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Willy Oscar konrath, no turno da tarde.
Mesmo estando desenvolvendo um trabalho numa linha mais tradicional com o Programa de Alfabetização Alfa e Beto, o qual recebemos o material pronto com aulas programadas, posso acrescentar recursos adaptando minhas aulas, a fim de torná-las ainda mais atraentes e interessantes para os meus alunos.Assim pretendo através das arquiteturas pedagógicas desenvolver um projeto construído através da interação e da busca do conhecimento, com o uso da tecnologia sendo mediadora, oportunizando aos meus alunos a realização de suas novas descobertas. Fazendo parte deste processo problematizar, questionar, para desiquilibrar os conhecimentos prévios dos meus alunos para que assim possam construir novos saberes.