quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Gestão Democrática

Com a leitura do texto Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências e análise do mapa conceitual gestão democrática, para realizar a atividade, obtive novos conhecimentos, analisando a organização da minha escola.
No discurso pedagógico, a gestão democrática da educação está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e a organização de ações executadas com a participação social, na formulação de políticas educacionais, no planejamento, na definição do uso de recursos e das necessidades de investimento, na execução das deliberações coletivas, na avaliação e na política educacional.
Na década de 1990, as políticas educacionais são demarcadas por diversas mudanças, entre elas a descentralização da educação nos sistemas de ensino e, em particular, na escola. No Brasil, com mudanças pela Reforma do Estado focalizam novos padrões de intervenção estatal, que resultam de um redirecionamento das políticas públicas, cujo eixo é a descentralização – através de uma redistribuição de competências entre as esferas estaduais, municipais e locais.
Penso que muito tem se conquistado ao que se refere a democratização, considerando estas políticas como um processo recente, percebo que obtivemos grandes progressos, com conquistas garantidas por leis como a Constituição Federal e a LDB.
A organização escolar, em uma perspectiva democrática se dá por uma série de processos, procedimentos e instrumentos, dos quais alguns são: Associação de Pais e Mestres (APM) – que tem por finalidade integrar a comunidade, o Poder Público, a escola e a família. O Conselho Escolar (formado por pais, alunos, professores e funcionários da escola) – que tem a função de deliberar, consultar e fiscalizar as questões pedagógicas, administrativas e financeiras.
A gestão financeira da escola deve ser com espaços abertos a sugestões da aplicação de verbas, contemplando as prioridades da comunidade escolar tanto na parte administrativa quanto na parte pedagógica, na qual esta verba seria aplicada.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que deve ser elaborado por toda a comunidade escolar, de acordo com a realidade da escola, incluindo os planejamentos e os objetivos para que se possa alcançar a melhoria escolar.
O Regimento Escolar é o documento originado do Projeto Político Pedagógico que disciplina a vida escolar.Um importante documento de referência para o funcionamento da escola. Nele está materializado o PPP na forma de registros dos procedimentos, funções, atribuições e composição de cada um dos diferentes segmentos e setores da escola.
O currículo escolar norteia a vida da escola. É a escola como um todo, resultante da construção coletiva com a participação de todos os segmentos da comunidade.
É constituído a partir de um amplo estudo das temáticas, competências e referenciais de currículo elaborados pelos professores de cada série e componentes curriculares, com objetivos bem definidos, respeitando a capacidade cognitiva do aluno, com ênfase na interdisciplinaridade atribuindo-lhe tempo e intensidade.
Leciono em duas escolas da rede Estadual de Sapiranga. Participei na reformulação do PPP, nas duas escolas. Em uma delas este ano foi reativado o Grêmio Estudantil (elo de ligação entre os alunos e a direção, promove eventos e atividades no recreio) Clube de Mães(que auxiliam nos eventos, campanhas de sucata, bingos e outras promoções), Conselho Escola(que cumpre seu papel fiscalizando as questões administrativas, financeiras e pedagógicas da escola), APM( participativa na realização de eventos, envolvendo-se com os problemas e fazendo o possível para a melhoria da escola).
Entendo que a gestão democrática é caracterizada como um processo em permanente construção, que tenha objetivo e práticas democráticas, com a existência de espaços e mecanismos que possibilitem a discussão entre os segmentos na condução dos rumos da escola de forma sustentável.

domingo, 5 de outubro de 2008

Aprendizagem na vida adulta

Com a leitura da apresentação "Aprendizagem na vida adulta" da professora Tania Beatriz Iwaszko Marques e reflexão de como as relações professor-aluno se manifestam neste processo de aprendizagem adquiri novos conhecimentos.
A transferência de aprendizagem constitui um ponto alto na teoria de Piaget, pois a cada nova situação, o sujeito comparece munido de todas as suas aprendizagens anteriores.Durante a adolescência desenvolve-se a inteligência formal,nesta fase, o adolescente é capaz de raciocinar sobre hipóteses abstratas.Desta forma, o adolescente já é capaz de raciocinar dedutivamente a partir de hipóteses, mas também é capaz de formular hipóteses para resolver um problema.
A aprendizagem é um processo que não se encerra na adolescência, mas que continua por toda a vida. Os adultos continuam adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades para atender às demandas próprias de cada momento da existência.
Um dos aspectos que diferencia a aprendizagem de adultos da infantil é pela motivação. Os adultos buscam aprendizagens referentes a uma necessidade vivenciada, ao passo que muitas crianças e adolescentes podem não compreender o significado da aprendizagem escolar.
O adulto,como a criança e o adolescente, não aprende ouvindo respostas prontas. E sim resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico e social em que vive.
É relevante as relações interpessoais entre professor-aluno na educação, é um processo em que a criança ou o adulto convive, transformando-se no seu interior através desta convivência.
Sedundo Maturana," o educador precisa colocar-se no lugar do educando, tentando compreender suas dúvidas afim de lhe dar respostas de que está necessitando e que estrá preparado para ouvir."
Sendo assim nós professores devemos ser agentes equilibrador proporcionando as condições para a interação do nosso aluno. Dessa forma, em lugar de transmitir simplesmente um conhecimento, permitir que o aluno, em uma ação interiorizada (pensamento) ou em uma ação efetiva (de acordo com seu grau de desenvolvimento), compare, exclua, ordene, reformule, comprove, formule suas hipóteses etc.