domingo, 5 de outubro de 2008

Aprendizagem na vida adulta

Com a leitura da apresentação "Aprendizagem na vida adulta" da professora Tania Beatriz Iwaszko Marques e reflexão de como as relações professor-aluno se manifestam neste processo de aprendizagem adquiri novos conhecimentos.
A transferência de aprendizagem constitui um ponto alto na teoria de Piaget, pois a cada nova situação, o sujeito comparece munido de todas as suas aprendizagens anteriores.Durante a adolescência desenvolve-se a inteligência formal,nesta fase, o adolescente é capaz de raciocinar sobre hipóteses abstratas.Desta forma, o adolescente já é capaz de raciocinar dedutivamente a partir de hipóteses, mas também é capaz de formular hipóteses para resolver um problema.
A aprendizagem é um processo que não se encerra na adolescência, mas que continua por toda a vida. Os adultos continuam adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades para atender às demandas próprias de cada momento da existência.
Um dos aspectos que diferencia a aprendizagem de adultos da infantil é pela motivação. Os adultos buscam aprendizagens referentes a uma necessidade vivenciada, ao passo que muitas crianças e adolescentes podem não compreender o significado da aprendizagem escolar.
O adulto,como a criança e o adolescente, não aprende ouvindo respostas prontas. E sim resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico e social em que vive.
É relevante as relações interpessoais entre professor-aluno na educação, é um processo em que a criança ou o adulto convive, transformando-se no seu interior através desta convivência.
Sedundo Maturana," o educador precisa colocar-se no lugar do educando, tentando compreender suas dúvidas afim de lhe dar respostas de que está necessitando e que estrá preparado para ouvir."
Sendo assim nós professores devemos ser agentes equilibrador proporcionando as condições para a interação do nosso aluno. Dessa forma, em lugar de transmitir simplesmente um conhecimento, permitir que o aluno, em uma ação interiorizada (pensamento) ou em uma ação efetiva (de acordo com seu grau de desenvolvimento), compare, exclua, ordene, reformule, comprove, formule suas hipóteses etc.

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