sábado, 5 de dezembro de 2009

Relato sobre minha prática

Participação no Fórum.Ao longo do meu trabalho na educação que está completando 20 anos, a maioria deles trabalhados com a alfabetização de crianças, eu fui modificando minha maneira de alfabetizar, utilizando métodos diferentes, conhecendo o meu aluno, a sua realidade e suas necessidades. Procuro diversificar minha prática, trazendo para minha sala de aula uma diversidade de materiais, com os quais meus alunos já estão familiarizados, através dos seus contatos sociais, como: revistas, jornais, receitas culinárias, rótulos. Gosto também de trabalhar com músicas, poesia, parlendas, jogos, vídeos e outrosTendo que considerar que no meio destes também recebíamos, até poucos anos atrás, alunos que ainda não tinham frequentado a escola, vindos de casa, com dificuldades de usar o lápis, e organizar-se no caderno.As leituras reforçam que a questão da alfabetização é um alvo de preocupação e de debates por parte dos professores/as e pesquisadores/as, como podemos ver na entrevista ,Nada é mais gratificante do que alfabetizar (Entrevista com Magda Soares)
Letra A – O jornal do Alfabetizador. Belo Horizonte, abril/maio 2005, ano 1, n.1.

A alfabetização restringe sua atuação à transmissão de informações, o domínio da tecnologia do saber ler e escrever, de distinguir os códigos da leitura e da escrita na sociedade. Já o letramento, possui um conceito mais abrangente, indo além desta alfabetização de mera decodificação. Além deste domínio da leitura e da escrita, a apropriação e aplicação desses domínios nas práticas sociais. Para a sociedade não basta saber ler e escrever, é preciso também saber se comunicar com o mundo. E no que diz respeito ao ambiente escolar, esta é a nossa responsabilidade.Nada é mais gratificante do que alfabetizar (Entrevista com Magda Soares)
Letra A – O jornal do Alfabetizador. Belo Horizonte, abril/maio 2005, ano 1, n.1.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes!! Nessa postagem resgatas uma atividade da interdisciplina de linguagem? Seria interessante destacar o que essa atividade te possibilitou refletir. Abração!!