segunda-feira, 28 de junho de 2010

TANGRAM


O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".
Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:

* 5 triângulos de vários tamanhos
* 1 quadrado
* 1 paralelogramo
História do Tangram
Um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem,
para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Trabalhar com tangram além de socializar o meu trabalho de sala de aula com a aula na informática, permitiu trabalhar as figuras geométricas, o raciocínio lógico,e a instigar a curiosidade dos meus alunos, sobre algo totalmente novo para eles, pois nenhum dos alunos conhecia este material.As atividades despertaram neles a curiosidade, o interesse e a satisfação, com novas informações para a construção de novos conhecimentos matemáticos de forma lúdica.
O uso de jogos na aprendizagem é muito defendido por pesquisadores, entre eles Piaget (2002) que salienta a importância desta atividade lúdica no desenolvimento da percepção, da inteligência, à experimentação e sentimentos sociais da criança.
Na aula de informática, utilizando o tangram percebi que meus alunos trabalharam de forma cooperativa, desenvolvendo habilidades de cooperação, perseverança, organização e autonomia, assim com a figura na sala de aula, ambas foram muito atrativas para os alunos.

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