terça-feira, 13 de novembro de 2007

A importância do brincar



Ao assistir a entrevista da professora Tania Fortuna aprendi sobre a importância da ludicidade na aprendizagem.

“O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda a descoberta e toda criação”.(Santo Agostinho)

O lúdico faz parte da nossa vida, pois nos propicia a vivência de situações e momentos que podem ser significativos. É através do brincar que nos leva a fantasiar, e a transportar estas fantasias para o mundo real, assim desenvolvendo a nossa criatividade. O brincar desenvolve no sujeito não só a criatividade, mas desenvolve-o integralmente. A ludicidade abre espaço para o prazer e o ato de criar, ela parece pintar com tons de importância tudo que nos cerca. Uma aula lúdica consegue estabelecer para o sujeito que aprende e para aquele que ensina um clima de desafio, de surpresa, que engloba mistério e faz com que o sujeito que participa desta situação sinta-se pleno, conectado com ele mesmo e com o mundo. Uma experiência marcada pela ludicidade é uma experiência importante e significativa.
Brincar é uma construção social. A criança hoje exerce o ser criança de maneira diferente, principalmente aquelas que vivem na zona urbana, pois está exposta a pressão da cultura e influenciada pela mídia e pela propaganda dos fabricantes. São elas pequenos consumidores que muitas vezes preferem roupas, tênis, jóias, bonés, bolsas combinando com calçados, objetos eletrônicos, ao brinquedo. O que brinquedos adquirido muitas vezes, seguidos pelo modismo,é pelo prazer de ter, e não para o brincar, estes brinquedos acabam enfeitando prateleiras, sendo objetos de coleção e pouco aproveitados para brincar.
Os brinquedos artesanais não são consumidos, porque a criança está muito ligada ao que o seu grupo social valoriza, e como hoje é valorizado o ter, surgindo sempre novidades no mercado, consomem cada vez mais sendo colecionadores ao invés de brincar.
O brincar é importante, não só para a criança, mas ao adulto também, carentes de momentos de lazer.
Freud, já dizia que o humor é um dos herdeiros da brincadeira infantil, e a nossa capacidade de ter bom humor, é uma forma de brincar, quando adultos.
O brincar não termina com a infância, ele permanece, apenas se transforma conforme nossas vivências, adquirindo novas formas de brincar.
Podemos citar o trabalho como uma nova forma de brincar, pois quando realizado com prazer, de maneira gostosa, teremos melhores resultados.
A atividade lúdica na escola possibilita um melhor aprendizado, sendo significativo para a criança que aprende brincando, enquanto o professor ensina com prazer.
A inclusão social possibilita mudanças da nossa sociedade, que hoje muitas vezes violenta, com crueldade, quem sabe através de brincadeiras poderíamos levar os indivíduos a serem mais compreensivos, mais sociáveis, sendo agentes de transformação e construção para uma nova sociedade.

Nenhum comentário: