Através das leituras pude perceber da importância de que para ensinar Estudos Sociais é preciso planejar situações para que os alunos aprendam conceitos importantes como espaço e tempo, inserindo-os no convívio escolar, colaborando para a formação dos valores e de uma base ética para o exercício de cidadania.
Na prática-pedagógica do ensino de Estudos Sociais é fundamental que haja um planejamento, e que este seja programado com objetivos estabelecidos diante do que se deseja realizar e alcançar junto ao nosso grupo de alunos. Além do planejamento inicial, um acompanhamento cuidadoso, e estar sempre avaliando e fazendo ajustes quando necessário, levando em consideração o conhecimento prévio do aluno, considerando suas experiências de vida.
A criança ao chegar à escola traz as práticas sociais da sua comunidade e do seu grupo social. Seus conhecimentos foram construídos, até então, na família e na interação com o meio físico e social, no qual convive. Cabe a nós professores o papel de ampliar seus conhecimentos socialmente construídos, partindo daquilo que a criança já sabe, satisfazendo suas curiosidades e a vontade de aprender.
Nós professores devemos assumir a postura de mediador, facilitando o processo de interação do aluno com o meio social. O nosso papel deve ser de planejar, incentivar e administrar a curiosidade do aluno em relação a si mesmo e ao mundo que o cerca. Acredito que dessa forma , futuramente teremos adultos mais críticos, mais conscientes do que se passa no mundo , no país, na sua cidade. Adultos que vão se comprometer com a sociedade e com as pessoas, com a realidade sendo pessoas menos individualistas e mais solidárias.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
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