A criança ao ingressar na escola, já traz uma série de conhecimentos informais sobre a realidade. Na escola ela vai estabelecer uma nova relação cognitiva com o mundo.
O processo de educação escolar é qualitativamente diferente do processo de educação em sentido amplo. Na escola, a criança está diante de uma tarefa particular, que é entender as bases dos estudos científicos.
A formação e o desenvolvimento do conhecimento matemático antecedem a escrita formal desses conceitos.
Classificação e Seriação
Classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca. Estamos sempre classificando; às vezes concretamente, ao manipular materiais(como roupas, discos, livros, compras de supermercado, etc.), outras vezes apenas mentalmente, como quando nos referimos a " nomes próprios", aos "numerais", "animais mamíferos", etc.
Consideramos que foi feita uma classificação dos elementos de uma coleção de objetos quando os separamos em classes, de tal modo que:
# cada classe tem pelo menos um objeto;
# cada objeto só pode estar em uma das classes;
# ao reunir todas as classes, obtemos novamente a coleção inicial.
Para classificar trabalhamos com as relações de pertinência e de inclusão de classes.
Quando relacionamos cada elemento com classe à qual pertence (por ser semelhante aos outros elementos dessa classe), estamos estabelecendo uma relação de pertinência.
Quando relacionamos uma subclasse com a classe maior em que ela se encaixa, estamos trabalhando com uma relação de inclusão de classes.
Podemos iniciar o trabalho de classificação utilizando brinquedos, sucatas, objetos escolares, ou blocos lógicos. Desse modo, a criança irá se familializar com a observação dos atributos de cada peça, e o levantamento das semelhançase diferenças entre os objetos de uma coleção.
A seriação é uma operação lógica tão fundamental quanto a classificação . A classificação enfatiza as semelhanças entre os elementos das coleções, e a seriação trabalha mais com as diferenças entre elas.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Ao iniciarmos as atividades da interdisciplina de matemática explorando a classificação e a seriação, percebi que:
Marcadores:
Aprendizagens,
classificação,
matemática,
seriação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário