sábado, 15 de novembro de 2008

Reflexão Individual

TRABALHO COM PROJETOS
“Aprendizagem por projetos” é muito diferente de “Ensino por projetos”?
Pode-se afirmar que, nos projetos de aprendizagem, o saber circula. Neste processo de aprendizagem os alunos levantam hipóteses, analisam, organizam,selecionam refletem e discutem sobre as informações.Possibilitando assim a construção do conhecimento, e cada estudante envolvido pode estar avaliando suas produções e a do grupo.
Na construção do nosso projeto,a partir das questões iniciais, elaboramos a nossa questão de investigação,questão esta geradora do nosso PA.Com a questão de investigação, partimos para nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias.Projetamos um plano de ação, elaboramos o nosso primeiro mapa conceitual e iniciamos nossas pesquisas, que foram confirmando nossas certezas e respondendo nossas dúvidas,com a construção do nosso conhecimento, com trocas e interação do grupo,levando assim a resposta da nossa questão de investigação.
Encontramos algumas dificuldades com a metodologia, pois foi uma experiência nova,e este novo inicialmente nos provocou inquietações e insegurança. Principlamente quando o professor Crediné nos provocava com questões que desestabilizava o grupo,provocando-nos a discussão, a reflexão, a análise vindo a contribuir para o desenvolvimento do nosso projeto problematizando e nos orientando.
As vantagens que percebi com esta metodologia é que a questão a ser pesquisada parte da curiosidade,das dúvidas, e das indagações do aluno,e não impostas pelo professor. Com a motivação própria do aluno,que é desafiado e nessecita pensar para expressar suas dúvidas, formular suas questões partindo do seu interesse e do seu conhecimento prévio.
Ao trabalharmos com PA ,o aluno é o sujeito da aprendizagem significativa, porque lhe é dada a oportunidade em desenvolver um conhecimento que seja do seu interesse.

Nenhum comentário: