Sou professora da rede estadual. Trabalho 40 horas em duas escolas. Nestes 19 anos de magistério, 17 deles na rede estadual, e fico triste em perceber a decadência na rede estadual durante todos estes anos para ambas as partes aluno/professor. Se faz necessário o respeito e o reconhecimento da nossa profissão docente considerando algumas das reivindicações feitas pelo nosso órgão representativo - o sindicato - objetivadas nas suas lutas unificadas, na tentativa de garantir um estatuto de profissional aos professores. Este salário de R$ 950,00 por 40 horas pelo compromisso e a responsabilidade que temos é uma vergonha,e como se não bastasse ainda corremos o risco de perdemos vantagens já adquiridas. Pena que os nossos parlamentares, com altos salários esquecem que aprenderam com esta classe para chegarem onde estão. Infelizmente a educação não é vista pelos governantes como prioridade, falta recursos, as verbas não são suficientes para suprir as necessidades que as escolas apresentam. Como se não fosse suficiente neste início de ano junção de turmas, salas de aula abarrotadas e exigem qualidade com provas de avaliação do SAERS. Referente a atualização dos professores estaduais é bastante complicado, além de não oferecerem cursos para os professores da rede estadual, não temos um professor substituto para atender os alunos.
Quanto a minha formação no curso superior obtive aprendizagens valiosas que contribuíram para melhorar a minha prática, assim como um melhor entendimento das políticas educacionais e sobre a educação.
A escola onde trabalho pela manhã não possui laboratório de informática. Temos uma biblioteca, com um bom acervo de livros. Os equipamentos didáticos de multimídia existentes são adequados, temos um conjunto em uma sala de vídeo e outro conjunto em um armário móvel. Não temos coordenação/supervisão pedagógica e nem orientação educacional, recebemos apoio pedagógico da direção da escola. A relação estabelecida entre a direção e professores é boa, pois apóia e procura atender as solicitações do grupo. Temos na escola funcionando o Conselho Escolar, Conselho de Classe e Círculo de Pais e Mestres. Em relação à família-escola temos pais preocupados com a aprendizagem dos filhos, participativos que trabalham junto com a escola, enquanto outros não incentivam e nem se preocupam em saber como estão seus filhos na escola.
Na escola que trabalho a tarde temos uma biblioteca ampla, com um bom acervo de livros. Temos o laboratório de informática, internet, porém com computadores muito antigos, alguns até dificultando o uso pelo mau funcionamento. Temos uma sala de vídeo. Não temos coordenação pedagógica e nem orientação educacional, temos apoio da supervisora e da direção que apóia e procura atender as solicitações do grupo. Funcionam na escola o Conselho Escolar, Conselho de Classe, Círculo de Pais e Mestre e Grêmio de alunos. Em relação família-escola, percebo a maioria dos pais preocupados com a aprendizagem dos filhos. Temos um CPM bastante atuante e comprometido em realizar eventos que auxiliam na manutenção da escola. Como citei no início do meu texto, fico triste com esta decadência, e percebo a cada ano que as escolas estaduais estão perdendo seus alunos para a rede municipal, que estão em condições muito melhores.
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