terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONTRIBUIÇÕES DE COMÊNIO

Hoje se ouve falar tanto em “ensino para todos”, e foi exatamente isso que já no século XVII, recomendava Comênio. Quando falamos de uma escola onde as crianças dever ser respeitadas, considerando-as dotadas de inteligência, de sentimentos e com aptidões, pensamos ser referente a uma concepção moderna de ensino. Com as leituras sobre Comênio, percebi muito da sua teoria, utilizada na prática do nosso dia-a-dia. Para Comênio a aprendizagem deve partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, para que ela possa compreender sobre o que estão falando. O material didático utilizado para alfabetização, na sua obra “Orbis Sensualium Pictus” ( O mundo desenhado) , Comênio ilustrou o abecedário completo, com desenhos de animais, com frases simples, trazendo as ações e sons característicos dos animais, para ensinar o som de cada letra. Juntou gravuras ao lado das palavras, estimulando a memorização, assim tornando uma maneira mais suave para a criança aprender a ler, a escrever e a conhecer o mundo a partir da visualização. Ao iniciar o trabalho com meu aluno, parto daquilo que ele já sabe, valorizando o conhecimento e a capacidade de compreensão de cada aluno. Realizo atividades em duplas e grupos, para que aprendam uns com os outros, observando a motivação deles; procuro dosar meu trabalho com conversas, músicas e brincadeiras; e ter um bom relacionamento com meus alunos que é fundamental para a aprendizagem.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Alguns aspectos que te questionei na postagem anterior acabaram sendo respondidos nessa postagem. Reafirmo a sugestão para refletires sobre os limites dessa teoria. Abração!!