segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Reflexão sobre o texto

Este texto ”O menininho”, de Helen Buckley, possibilita e repensarmos a nossa prática pedagógica e qual formação estamos proporcionando ao nosso aluno. Vê-se a importância de estimular a criatividade no aluno, através da valorização de suas habilidades na sua totalidade. Com a proposta de desenvolver recursos que possam auxiliar o crescimento afetivo, psicomotor, assim como a auto-expressão deste aluno. Sabendo que a sua criatividade não esteja presente somente para uma aula de Artes, mas que esteja presente na sua vida, para que mais tarde possa atuar efetivamente no mundo, como um individuo que saiba opinar, sugerir , com autonomia.
Através das Artes o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação. Crianças que estimulam a sua imaginação terão maior facilidade na elaboração de textos criativos e na resolução de problemas, não só matemáticos, mas para sua vida cotidiana.
Espero na minha prática, estar deixando marcas de afetividade e do carinho que sinto por cada um dos meus alunos, ao longo desta caminhada de 20 anos. Minha reflexão é: Como estes alunos hoje desenham suas flores? Espero ter semeado ao menos na maioria deles, a criatividade e autonomia para que sejam pessoas determinadas, confiantes na sua capacidade, para que possam buscar a realização dos seus objetivos, respeitando as outras pessoas.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes! Legal a tua postagem, resgatas aspectos do texto e refletes sobre a tua prática. Espero encontrar outros registros teus por aqui, pois agora inauguraste as postagens de 2009/2!! Abração!!