Reflexão feita da postagem do dia 24 de outubro de 2007, do Eixo I
Cada conto traz seus ensinamentos, como mostra o psicólogo austríaco Bruno Bettelheim (1903-1990) no livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, esse tipo de texto ajuda a criança a compreender seus próprios problemas interiores.
Estou desenvolvendo o meu TCC sobre a influencia dos contos de fadas nas séries inicias e aprendi que os contos de fadas mexem com a emoção, divertem, criam suspense e mexem com os sentimentos das pessoas. Ensinam as crianças a enfrentar os sentimentos (seja do medo, amor, perda, angústia e das diferenças). A criança pode se identificar com os personagens, transferindo seus conflitos para aqueles vivenciados da história. Pois as histórias mostram que tudo é passageiro e sempre tem uma fada boa, na realidade (a mãe, avó, amigos, professora...) que ajudam para a resolução dos problemas. Os assuntos tratados nos contos fazem parte da realidade da criança, tais como os sentimentos que envolvem o medo: medo do escuro, de fantasmas, de cachorro, de a mãe deixá-la na escola, enfim medos que fazem parte da vida e que de alguma maneira aprendemos a enfrentá-los. E ainda quanto aos medos, os cuidados que devemos tomar ao sairmos à rua porque os Lobos Maus estão por aí, e na maioria das vezes bem disfarçados (ladrões, sequestradores...).
Outro sentimento importante que trata nos contos é amor, pois sempre teremos na nossa vida o amor de alguém, seja de um Príncipe Encantado (namorado), ou de um Pai (família) e assim como nas histórias, na vida real, a Fada existe. Aparecem de forma clara o bem e o mal, sendo possível perceber que a luta contra os problemas fazem parte da existência humana, assim como na ficção. O amor, como aparece no conto da Branca de Neve, escrito pelos irmãos Grimm. Existem também os temas polêmicos como na história contada também pelos Grimm, Chapeuzinho Vermelho, na qual uma menina ingênua, que dá conversa ao Lobo, sem saber que ele era mau, acaba colocando em risco a vida da sua vovozinha. Este conto mostra a criança sobre o perigo de conversar com pessoas estranhas.
Encontramos temas referentes a carências, que podem ser alimentar ou afetiva, como mostra no conto João e Maria, também dos irmãos Grimm.
Na história O Patinho feio, este escrito por Andersen retrata sobre as diferenças - que não somos todos iguais – e faz com que a criança encontre sua identidade, reconhecendo que cada um tem sua personalidade, aceitar e respeitar as diferenças. Os contos enquanto diverte, esclarece fatos sobre a criança, favorecendo o desenvolvimento da sua personalidade. Com o poder da magia, tratando das tristezas, desconfortos, perdas, amor e amizade..., todos estes sentimentos de forma prazerosa e aceitável. E o mais importante é que nos fazem acreditar que existem finais felizes.
Cada conto traz seus ensinamentos, como mostra o psicólogo austríaco Bruno Bettelheim (1903-1990) no livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, esse tipo de texto ajuda a criança a compreender seus próprios problemas interiores.
Motivos estes porque devemos utilizar em nossas aulas este recurso dos contos de fadas, proporcionando aos nossos alunos momentos de fantasia assim como da leitura com prazer.
domingo, 28 de novembro de 2010
As influências dos contos fadas no desenvolvimento da emoção
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