segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Teatro metodologia motivadora
Recorte da postagem feita no dia 4 de novembro de 2007.
O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só a função integradora, mas dá a oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais da sua comunidade, mediante trocas com os grupos de sua convivência.
No mundo globalizado e repleto de informações, devemos pensar e disponibilizar metodologias atrativas aos nossos alunos. Destaco o teatro como uma estratégia de vital importância, que além de possibilitar uma melhor compreensão dos conteúdos, promove a socialização, aumenta a criatividade, a memorização, desenvolve a autoestima, entre outros fatores positivos na construção do conhecimento. O êxito da utilização do teatro como uma ferramenta complementar no ensino fundamenta-se na dramatização, que auxilia a criança a expor e expressar seus sentimentos provenientes dos momentos de transição e desenvolvimento.
O teatro busca a participação, o estímulo, assim como o crescimento cultural e da linguagem oral e corporal. Pude perceber tudo isso na prática do teatro com meus alunos durante o meu estágio, quando eles apresentaram a peça “A Cinderela”, todos ensaiando, participando muito envolvidos e felizes, preocupados em decorarem suas falas e suas ações, se expressando muito bem, era bonito de se ver. Até mesmo aqueles alunos que no dia a dia são tímidos, difíceis de expressarem e compartilharem suas ideias com o grupo foram também atingidos, pois estes alunos também se soltaram, interiorizando e os seus personagens.
Marcadores:
autoestima,
criatividade,
motivação,
socialização,
teatro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário