domingo, 28 de novembro de 2010

O Conto da lha Desconhecida


Reflexão da postagem do dia 26 de setembro de 2006, EixoI
http://mariadelguedes.blogspot.com/2006_08_01_archive.html

Eu não poderia deixar de citar uma leitura que foi marcante para mim, no início desta caminhada, o texto de José Saramago, O conto da ilha desconhecida. A leitura deste texto solicitado na atividade 1,atividade conjunta das interdisciplinas Escola, Cultura e Sociedade e Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo, em setembro.
O texto conta a história de homem que pediu um barco ao rei porque ele tinha o sonho de conhecer uma ilha, ainda não inscrita em mapas. Aqui um trecho retirado da minha postagem:
“Desde a minha infância, sonhava em ser professora, porém tive que trabalhar e estudar à noite e o curso normal naquela época era só no diurno. Depois de casada e mãe, aos 30 anos fiz adaptação ao magistério. Quando fui fazer este curso, fiz como aquele homem que pediu o barco ao rei, no texto do José Saramago, pois como ele fui em busca da realização de um sonho, de ser professora”, não tão jovem quanto a maioria das colegas quando iniciam, comprovando-se assim que sempre é tempo de buscarmos nossos sonhos. E que agora novamente estou vivenciando, concluindo o curso de Pedagogia, minha formatura, mais um sonho que está tão perto da realização.
Os sonhos nos levam por caminhos desconhecidos, através de descobertas, que as vezes por ser novo nos provoca um pouco de medo, de angústia, mas encontrar o desconhecido sempre será possível, basta procurar. A busca é uma característica constante, e no nosso trabalho vejo esta característica, como essencial. Nossa busca deve estar atrelada a boas leituras, a pesquisas, a indagações, e que podem ser pelo sonho, porque não? O sonho nos permite a realizar grandes coisas em nossas vidas.
Desta forma, não podemos nos acomodar, temos que buscar e criar, e no aspecto literário ressalto principalmente aos pequenos leitores a importância de se trabalhar com textos da Literatura Infantil, que tanto os encantam, além de que trabalha o psicológico e social da criança, auxiliando a conhecer e a transformar a si mesmo e ao mundo.

Nenhum comentário: