sexta-feira, 18 de julho de 2008

Planejar a partir do conhecimento do meu aluno

Relação do ser humano e do ambiente
A partir da atividade solicitada na Interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, mais uma vez percebi a importância em avaliarmos o conhecimento de mundo do nosso aluno, para partirmos para o que queremos trabalhar e desenvolver com eles. Mesmo antes de ingressarem na escola, a criança observa, pergunta e procura explicar os fenômenos do meio físico e natural que é capaz de observar. Na escola, o contato com os temas científicos deve ocorrer de forma contínua, abrangendo o que a criança já construiu, com suas novas descobertas. ÉPlanejandoVivemos em uma época onde se transformam e se organizam as próprias noções de tempo e espaço, nesse tempo em que nossas vidas se tornam cada vez mais tecnologicamente regradas, mais cientificamente disciplinadas. É nesse tempo que somos chamados a atuar, a fazer escolhas, a selecionar textos e conteúdos para nossos estudantes. Portanto devemos atuar como mediadores propiciar ao nosso aluno atividades desafiadoras, com momentos de pesquisa, de discussão e investigação das narrativas sobre a natureza, com a compreensão de um modo de pensar e explicar o mundo no qual estamos inseridos, sendo agentes transformadores deste meio.

Nenhum comentário: