sexta-feira, 18 de julho de 2008

Grandes Aprendizagens

Durante o nosso percurso do semestre, nos foram oferecidas leituras, trocas de idéias, com a participação em fóruns, trabalhos em grupos nos quais interagimos com alguns colegas, tutores e professores, todas essas atividades serviram-me para reflexão e como apoio para o meu crescimento profissional. Ao concluir o “Livro Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire, destaquei alguns trechos que considero importante. Ensinar não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou do conteúdo, todavia se alonga à produção de condições em que aprender criticamente é possível, exigindo a presença de educadores e educandos criativos, investigadores e inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos e educadores vão se transformando em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. E cabe ao professor continuar pesquisando para que seu ensino seja propício ao debate e a novos questionamentos. A pesquisa se faz importante também, pois nela se cria o estímulo e o respeito à capacidade criadora do educando. A escola e os professores precisam respeitar os saberes dos educandos e sempre que possível, trabalhar seu conhecimento empírico, sua experiência anterior.

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