quarta-feira, 16 de julho de 2008

Luz e sombra - Ciclos da natureza

Na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais ao estudarmos sobre Luz e Sombra, após leitura de textos e assistir vídeo, realizei uma atividade prática com meus alunos, com o objetivo de obter sombras a partir de figuras geométricas. Inicialmente na sala de aula, através da observação daquela linda manhã ensolarada, conversamos sobre a nossa localização, onde nasce o sol, e onde ele se põe. Mostrei a eles no globo terrestre, o Brasil, o Rio Grande do Sul, dizendo-lhes que é formado por várias cidades, e que uma delas é Sapiranga.
Fomos para o pátio, observamos a sombra do nosso corpo, e o espaço que cada uma ocupava. Distribui as figuras e brincamos com elas, projetando sombras variadas, e os alunos perceberam que independente da cor da figura a sombra projeta-se da mesma forma.
De volta para a sala, prosseguimos com os questionamentos:
Os alunos concluiram que é necessário haver luz para que haja sombra.
Alguns exemplos de fenômenos da natureza citados pelos alunos foram as chuvas, os ventos, relâmpagos, raios, durante o dia a presença do sol, das nuvens, do céu azul. No escuro, citaram a presença da lua e das estrelas.
Para a definição de sombra os alunos disseram que na medida que os raios do sol atingem alguma coisa, a luz é interrompida, e forma-se então do outro lado a sombra. Eu e meus alunos brincamos no pátio de fazer estátuas de sombra, e de formar animais com as mãos. Foi bastante proveitosa e alegre esta atividade.

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