quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CONCEPÇÕES E NORMAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO DA MINHA ESCOLA

Consta no PPP da minha escola que o currículo norteia a vida da escola. É a escola como um todo, resultante da construção coletiva com a participação de todos os segmentos da comunidade. É constituído a partir de um amplo estudo das temáticas, competências e referenciais de currículo elaborados pelos professores de cada série e componentes curriculares, com objetivos bem definidos, respeitando a capacidade cognitiva do aluno, com ênfase na interdisciplinaridade atribuindo-lhe tempo e intensidade.
E avaliação é um processo contínuo, participativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. O ato educativo é um todo onde o ensino e as aprendizagens ocorrem simultaneamente, no qual a avaliação e a recuperação preventiva fazem parte do processo, acontecendo ao mesmo tempo. A avaliação está em consonância com os objetivos e as competências propostas. Os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, incluindo o domínio de conteúdos, o desenvolvimento de habilidades, atitudes, hábitos, valores e competências na busca da qualidade.
E no Regimento que a organização curricular da escola levou-se em conta a legislação vigente, leis, pareceres, decretos, os PCNs e o aprimoramento profissional do professor. O regime é seriado e anual. Nas séries iniciais é desenvolvido de forma globalizada, a partir de situações concretas da realidade do aluno. Nas séries finais é desenvolvido sob forma de áreas de estudos trabalhadas com interdisciplinaridade.
A avaliação abrange :
1º. A escola como um todo: consiste em avaliar constantemente, de forma coletiva todas as atividades desenvolvidas pela escola, no PPP e projetos.
2º. O aluno no seu rendimento escolar: o resultado da avaliação será comunicado aos pais ou responsável, através de instrumento adequado a este fim. É de forma trimestral com um mínimo de 60% dos objetivos propostos, com vistas a aferir a qualidade do ensino e promoção do aluno. No primeiro ano a avaliação é através de pareceres descritivos sem retenção do aluno. Os alunos com necessidades especiais, diagnosticadas por profissionais, terão uma avaliação diferenciada por parecer descritivo. Ao aluno com freqüência inferior a 75% serão aplicadas atividades compensatórias para complementar a aprendizagem.
Com base nas concepções e normas de Currículo e Avaliação documentadas no PPP e Regimento da minha escola percebi que está bem estruturado,sendo sempre que necessário são feitos ajustes para melhoraria da qualidade do ensino visando atender as necessidades dos alunos.

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