O filme “O Clube do Imperador”, retrata a história de William Hundert , um professor de História Antiga, que é apaixonado pelo seu trabalho, cheio de normas e princípios morais vai lecionar numa escola de alta-elite para meninos, que buscam é a formação de caráter de líder e de grandes homens de negócios. Com a chegada de um novo aluno na turma, chamado Bell, filho de um famoso senador, que inicia com provocações e deboches ao professor.
O professor, acostumado com um padrão de alunos, com a vinda deste novo aluno, enfrenta um grande desafio, e busca a mudança do caráter rebelde deste aluno e ganhar a sua confiança, convencendo-o de que era capaz.
Neste desafio, indo contra os seus princípios de moral e honestidade, trapaceou o resultado da prova de classificação para o concurso “Senhor Júlio César”.
Alterou a nota de Bell, passando-lhe na frente de um aluno brilhante, com a intenção de aproximar-se dele, e que poderia mudar o seu caráter, acreditando que este poderia vencer com seus próprios méritos.
Percebendo que não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas. Este conflito aumenta com a decepção de perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” se sobrepõe a retidão de caráter.
Pensando na formação plena do nosso aluno, devemos pensar nossa aula, a que extrapole os limites dos conteúdos e permitir a formação integral, além do conhecimento acadêmico, o conhecimento filosófico e ético.
Através da nossa prática, da proximidade com nosso aluno e da capacidade de dialogar com ele, consigamos perpetuar palavras e ações que vão além dos conteúdos. Que este nosso aluno saiba da importância em valorizar a vida, em querer progredir sem ter que trapacear, ter o gosto pelo conhecimento e gostar de conviver com outras pessoas respeitando as diferenças, enfim, crescer buscando a harmonia.
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2 comentários:
Oi Maria de Lourdes, interessante as tuas reflexões. Ao final da postagem falas um pouco sobre a importância do professor em ocupar-se com a formação do aluno para além do conteúdo. Refletindo sobre a tua prática, como procuras fazer isso? Abração, Sibicca
O que Maria postou aqui não é um Portfólio. Ela apenas fez um pequeno resumo do filme que assistiu: "O clube do Imperador". As atividades que compõem o portfólio, seja de um filme assistido, e/ou Leitura de um Livro tem que constar:
1) Introdução.
2) Resenha do objeto
3) Critica/avaliação.
Abração. Raquel.
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