domingo, 24 de maio de 2009

Método Cliníco

A partir das leituras realizadas sobre o desenvolvimento mental segundo a teoria de Piaget, nós educadores podemos fazer uso da teoria Piagetiana como recurso para se conhecer e promover o desenvolvimento das potencialidades dos nossos alunos.
Com a aprendizagem sobre o método clínico, podemos aplicar o teste e analisar o estádio de nossas crianças. Com a aplicação do teste o observador ( professor) propõe uma questão simples e solicita a explicação do observado(aluno).
E observando as explicações da criança podemos identificar o estágio em que se encontra conforme o seu raciocínio das operações lógicas ou estruturas mentais. O resultado dessa observação permite-nos diagnosticar a prontidão para a aprendizagem verbal, quantitativa, espacial, algébrica e assim propor atividade adequada ao aluno.
A partir dos estudos sobre a teoria de Piaget aprendi que ao longo do processo de desenvolvimento, as pessoas apresentam estruturas cognitivas diferentes.
A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações sobre objetos, provocando o desequilíbrio, e resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de conhecimento. O desenvolvimento pode variar de um a outro indivíduo e também de um a outro meio social, algumas crianças avançam rapidamente ou outras avançam lentamente, mas isso não muda a ordem de sucessão dos estágios.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes, a partir dessa descrição que fazes sobre as observações possíveis através do método clínico, seria legal que comentasses como observas a construção de conhecimentos na tua sala de aula. Consegues perceber situações que causam desequilíbrios? Como busca promovê-las? Abração, Sibicca