domingo, 3 de maio de 2009

Epistemologia Genética de Jean Piaget



A partir da leitura do texto “Epistemologia Genética e construção do conhecimento”, aprendi que Piaget trata o conhecimento como uma construção, a partir da ação do sujeito, numa interação com o objeto do conhecimento. O desenvolvimento como a busca de um equilíbrio superior, como um processo de equilibração constante. Nesse processo, vão surgindo novas estruturas, novas formas de conhecimento, mas as funções do desenvolvimento permanecem as mesmas.
O sujeito pensa e age para satisfazer uma necessidade, para superar um desequilíbrio, para adaptar-se as novas situações do mundo que o cerca. Podemos dizer que a adaptação é a satisfação de uma necessidade, a solução de um problema. As estruturas construídas garantem uma continuidade que vão sendo reformuladas, conforme acontecem novas assimilações. E estas novidades que obriga o sujeito a realizar acomodações das extruturas existentes. A partir do nascimento, inicia-se o desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a outras. Todos os sujeitos vivenciam quatro períodos na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma deles pode variar em função das características da estrutura biológica e dos estímulos recebido pelo meio em que ele estiver inserido. Os períodos do desenvolvimento mental e suas principais características são: o estádio sensório-motor, o estádio pré-operatório, o estádio operatório concreto e o estádio operatório formal.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes! Destacaste aspectos importantes da teoria piagetiana. Seria legal pensares também em como ela te ajuda a pensar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos teus alunos. Com que aspectos da teoria tu concordas? E com quais tu discordas? Abração, Sibicca