quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concepções teóricas seguidas para o projeto

Os princípios orientadores para a minha prática pedagógica, acredito que estejam voltados mais para às concepções construtivistas. O aprender que acontece de forma significativa, que parte do conhecimento prévio, dos interesses e das experiências dos alunos, levando-os a pensarem de forma crítica, baseadas nas concepçõess teóricas de John Dewey, Paulo Freire, Piaget, e Comênio.
Este projeto será construído através da interação e da busca do conhecimento. Vejo como positivo o trabalho por Projetos o fato de que o aluno percorre o caminho da informação para o conhecimento, com temas definidos a partir do seu interesse e da sua curiosidade, com um aprendizado que tem sentido para ele. Os alunos tornam-se investigativos, confrontando, as informações que recebem, questionando, comparando os dados e tirando suas conclusões. Para Dewey, o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas e soluções prontas.
Hoje nossos alunos são modelo pedagógico relacional, não são tábula rasa, eles perguntam sobre tudo, pois tem acesso às informações. Portantos, nós professores precisamos criar situações que sejam desafiadoras para nossos alunos e a nós mesmas, como diz Paulo Freire"recriar a vida",envolvendo a cultura popular, a história dos alunos ao conhecimento científico.
Piaget trata o conhecimento como uma construção a partir da ação do sujeito, numa interação com o objeto do conhecimento. O desenvolvimento como a busca de um equilíbrio superior, como um processo de equilibração constante. Nesse processo, vão surgindo novas estruturas, novas formas de conhecimento, mas as funções do desenvolvimento permanecem as mesmas.
Menciono também Comênio, o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", homens e mulheres de todas as classes sociais, de forma igual.A maior contribuição de Comênio para a educação dos dias de hoje é segundo Gasparin, a idéia de "trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados à disposição".
O Construtivismo, na concepção teórica parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Assim, vejo o pluralismo das concepções teóricas citadas norteadoras na minha prática pedagógica.

Nenhum comentário: