É fácil reconhecer um conto de fadas. Animais que falam, fadas madrinhas, reis e rainhas não podem faltar, assim como a introdução "era uma vez". As narrativas se passam em um lugar distante — "muito longe daqui" — e têm personagens com nomes comuns ou apelidos, como João e Chapeuzinho Vermelho. Esses elementos facilitam a memorização e tornam a narrativa apropriada à oralidade. "No conto maravilhoso, o leitor é transportado para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas põem ovos de ouro. Essa é a magia da fantasia", explica Lilian Mangerona Corneta Rotta, mestre em literatura pela Universidade Estadual Paulista.
No desenvolvimento do projeto, dialogando com os alunos sobre o que não pode faltar num conto de fadas, demonstrando seus conhecimentos sobre o tema, citaram que o que não poderia faltar seriam princesas, príncipes, bruxas, animaizinhos, fadas, iniciar com a frase" Era uma vez..." e encerrar com "Viveram felizes para sempre", e que os contos sempre tem um finais felizes.
Disponível no site http://homolog.novaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/maravilhoso-mundo-contos-fadas-423384.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário