domingo, 19 de abril de 2009

Análise de Projetos de Aprendizagens

Com a realização da atividade sobre Análise de Projetos de Aprendizagem, aprendi que devemos observar aspectos de como aconteceu o desenvolvimento do projeto, percebendo os aspectos positivos ou as necessidades de reorganização e/ ou complementação do trabalho.
O projeto deve partir de uma questão de investigação formulada de modo que abra um leque para a exploração de novas relações, originadas pelas vivências e curiosidades dos sujeitos.Existindo uma coerência lógica entre a questão de investigação e as afirmações do quadro inicial das certezas provisórias das dúvidas. Buscando soluções para a questão eleita, confirmando suas “Certezas Provisórias” e obtendo respostas para suas “Dúvidas Temporárias”, transformando-as em certezas. As certezas e dúvidas vão sendo reformuladas durante a realização do projeto, os sujeitos vão retomando suas certezas e dúvidas na medida em que fazem descobertas modificando seus conhecimentos iniciais.
Utilizando-se de fontes, instrumentos e procedimentos que sejam coerentes com a questão proposta, com as certezas e com as dúvidas.
A busca e seleção de informações e a escolha dos procedimentos ( enquetes, entrevistas, observações, experimentos, leituras) abrem para a construção de novas relações, novas articulações entre conceitos e idéias. Com aprendizagens relevantes relacionada com os conteúdos e conceitos abordados no projeto. Os mapas conceituais devem mostrar a evolução na apropriação do conhecimento, apresentando os conceitos e as relações apresentadas no projeto. Com textos apresentados que devem ser coerentes, permitindo ao leitor acompanhar o desenrolar da investigação realizada, com material focado no problema proposto, validando as certezas provisórias, e esclarecendo as dúvidas temporárias, apresentando uma síntese que responda a Questão de Investigação.
Com registros que evidenciem a construção de uma aprendizagem cooperativa, através de combinações, informações e sugestões do grupo, assim como registros, interações virtuais ou presenciais com especialistas ou outras pessoas, fora do grupo, na busca por contribuições para o projeto.
O site deve ser organizado de maneira que facilite o acompanhamento do projeto, buscando a interação com o leitor.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes, destacas os critérios importantes para analisarmos um PA, apontando superações e aspectos que podem ser melhorados. Em relação a esses critérios, quais consideras mais fáceis de serem analisados? E quais os mais difíceis? Por que? Abração, Sibicca