Na visão construtivista, o aluno constrói representações por meio de sua interação com a realidade, as quais irão constituir seu conhecimento, processo insubstituível e incompatível com a idéia de que o conhecimento possa ser adquirido ou transmitido. "É a pessoa que constrói o seu próprio conhecimento", completa o psicólogo Fernando Becker.
O papel do professor, na abordagem construtivista, é facilitar a construção de significados por parte do aluno nas suas interpretações do mundo. Para que possa ajudar o aluno, deverá possuir uma concepção clara da construção de conhecimento enquanto processo dinâmico e relacional advindo da reflexão conjunta sobre o mundo real.
Nós, como professoras precisamos criar situações desafiadoras para os alunos e nós mesmas possamos, como diz Paulo Freire "recriar a vida", de forma a envolver a cultura popular, a história dos alunos ao conhecimento científico. Já o aluno pergunta sobre tudo, pois tem acesso às informações: TV, rádio, mídia impressa, internet, CDs,... Hoje nossos alunos são o modelo pedagógico relacional, não são tabula rasa. Acreditamos que a construção do conhecimento do aluno em sua vida serve de base para continuar a construção.
Portanto aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência das ações.
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Um comentário:
Oi Maria de Lourdes, trazes ideias muito interessantes para pensarmos a relação professor-aluno e a prática pedagógica a partir da teoria construtivista. Seria legal trazeres uma situação de sala de aula que possa exemplificar a tua afirmação: "hoje nossos alunos são o modelo pedagógico relacional, não são tabula rasa". Abração, Sibicca
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