quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cultura Surda

Para a medicina ser surdo é o resultado da perda de uma habilidade disponível para os seres humanos, porem para a sociedade, implica em muitos outros fatores. Ser surdo não é melhor nem pior que ser ouvinte, mas diferente. É diferente, pois usa uma Língua diferente a LIBRAS.As línguas de sinais não são universal, cada língua de sinais tem sua própria estrutura gramatical.
Há pessoas surdas em todos os estados brasileiros e muitas destas pessoas vêm se organizando e formando associações pelo país. Como o Brasil é muito grande e diversificado, estas comunidades se diferenciam regionalmente em relação a hábitos alimentares, vestuários e situação sócio-econômica, entre outras diferenças e são estes fatores que geram também variações lingüísticas regionais.
As crianças surdas têm direito a participar da vida familiar, de uma escola comum e da comunidade. A Integração depende, dentre outros fatores, de uma comunidade que esteja preparada para conviver e aceitar aqueles que são diferentes. Integração é um processo dinâmico que possibilita ao surdo interagir, conviver e comunicar-se com outras pessoas. Se os pais e profissionais da educação possibilitar condições para a criança, ter acesso ao sistema educacional, se assegurarem seu direito a uma atividade produtiva, como qualquer cidadão, estarão contribuindo para sua verdadeira integração no contexto social.
Acredito com todos estes fatores, que lhes são de direito, a criança surda vai construir sua identidade, com confiança, segurança, tendo capacidade para uma vida normal e com direito de ser feliz.
Não tenho um contato direto com nenhuma pessoa surda, e não domino a língua de sinais. Mas se fosse preciso me comunicar com uma pessoa surda, eu escreveria um bilhete (caso esta pessoa fosse alfabetizada). Falaria claramente as palavras e devagar com esta pessoa. Falaria frente a frente, com a boca visível, para o caso da pessoa surda saber, poderia fazer a leitura labial.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes! Legal essa tua postagem, pos trazes uma reflexão sobre a cultura surda e como pretenderias estabelecer comunicação com alguém surdo. Abraços!!!