quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DEBATENDO TESES SOBRE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

A atividade foi muito interessante. Concordando em algumas questões e discordando em outras, argumentando o meu posicionamento inicial e sobre questões de desenvolvimento de um PA, acompanhando os posicionamentos da colega que consolidavam minhas idéias em algumas questões e outras fez com que eu refetisse, reformulando o meu o meu posicionamento.
A construção de um PA deve partir do interesse do aluno, que deve escolher o tema, formular a questão de investigação, as suas certezas provisórias e as dúvidas temporárias, o plano de ação, o mapas conceituas e a síntese do projeto.
A Questão de Investigação é necessária, deve ser objetiva para não perder o foco da pesquisa, e esta responderá sobre o que o aluno realmente quer saber.
As certezas provisórias são as informações prévias que os integrantes do grupo possuem sobre a questão de investigação e podem ser confirmadas ou transformadas em dúvidas; e as dúvidas temporárias são as lacunas detectadas durante o conhecimento.
O plano de ação deve ser flexível, pois este comunica como vai ser construído o conhecimento, que a cada idéia, a cada descoberta os caminhos de busca podem ser reorganizadas e replanejadas.
O mapa conceitual é um diagrama que mostra de forma organizada e sintetizada a relação dos conhecimentos prévios com a assimilação de novas informações que concretizam a elaboração de uma resposta.
A síntese do projeto é aprodução final, onde o grupo aponta as idéias principais, os caminhos percorridos e as estratégias que o grupo usou para a construção da aprendizagem.
A atividade possibilitou-me respostas para algumas dúvidas que eu nem havia percebido ainda ter, sobre a organização de PA. E este conhecimento é imprencindível para a realização do nosso estágio.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes, após a realização dessa atividade, como estás pensando em desenvolver o PA no teu estágio? Abração!!