quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NO CONTEXTO SOCIAL

A partir da análise das imagens na apresentação do power point e da leitura do texto Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola (KLEIMAN, 2006), percebe-se a diferença entre o letramento social e o letramento escolar.
Durante muito tempo, a escola mesmo sendo a mais importante agência de letramento preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico) como afirma a autora do texto. Atualmente, para responder a demanda, é necessário conhecer as letras, mas não é o suficiente para ser competente no uso da língua escrita. A família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de le­tramento muito diferente estruturado de forma dinâmica e coletiva, a prática social. A criança começa a interagir com a prática do letramento no seu mundo social, por exemplo: quando seus pais lêem para ela, fazem anotações, através dos rótulos dos produtos,enfim. Portanto o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na escola não pode ser configurado como um mundo à parte, mas com a finalidade de continuar a preparar esta criança para a realidade na qual se insere.
Dominar o sistema de escrita e realizar a leitura de mundo, é fundamental para o sucesso do ser social e individual. Como afirma Soares (2001, p.18) “(...) letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter se apropriado da escrita”.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria de Lourdes!! Como procuras trabalhar essa questão do letramento com tua turma? Abração!!