sábado, 18 de dezembro de 2010

EIXO VI


Ao revisitar o VI Semestre detive-me na Interdisciplina: Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II , na qual realizamos estudos pertinentes sobre Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos,conceituando elementos teóricos importantes para a minha aprendizagem.
Mediante os textos apresentados pela Interdisciplina fica claro que existem três diferentes formas de idealizar a relação ensino/aprendizagem que são:
Pedagogia diretiva, quando o professor ensina e o aluno aprende. O conhecimento é transmitido para o aluno. Epistemologicamente, essa relação pode ser representada pelo empirismo. Para os empiristas, o individuo é uma tábula rasa, segundo a qual “não há nada no nosso intelecto que não tenha entrado lá através dos nossos sentidos”, diz Popper (1991). Nesse sentido, o homem nasce com a capacidade mental extremamente reduzida e apenas o contato direto com o exterior possibilita a assimilação e criação de conhecimentos. Na pedagogia não diretiva, quando o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador ( Carl Rogers).O professor traz o saber que o aluno já possui á consciência, e o aluno aprende por si mesmo. A epistemologia que fundamenta essa postura pedagógica é a apriorista. Esta epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética. A interferência do meio - físico ou social – deve ser reduzida ao mínimo. Na pedagogia relacional, quando o professor acredita que o aluno construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a sua ação. Ação do aluno sobre material significativo para ele (assimilação). Que o aluno responda para si mesmo diante das perturbações (acomodação), provocadas pela assimilação. Com apropriação não mais do material, mas dos mecanismos de suas ações sobre esse material, pelo processo do reflexionamento e reflexão (Piaget, l977). O professor construtivista não acredita no ensino, em seu sentido convencional ou tradicional.

Nenhum comentário: