sábado, 4 de dezembro de 2010

Sintese do Eixo IV


INTERDISCIPLINAS DO EIXO IV
Aprendizagens integradas:
TEMPO
Passado, Presente e Futuro, com passos largos, dia-a-dia corridos e sempre de olho no relógio.
ESPAÇO
A paisagem, lugar limitado onde se concretizam as relações sociais.

Seminário Integrador IV:
O que achei muito interessante o tema abordado “Aprendendo através de perguntas” é importante refletir e através desta atividade, percebi a importância em conhecer as curiosidades dos meus alunos,e de servir como mediadora, dando a eles suporte para que construam suas respostas.

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
Objetivo:
Identificar principais problemas ambientais na sua rua, no seu bairro, na sua cidade.
Destaco a atividade de Luz e Sombra, primeiramente porque lembro daquela bela manhã de sol e depois da alegria com que os alunos participaram e do resultado obtido com esta atividade, até superando minhas expectativas, pois alguns deles me surpreenderam com o conhecimento que já possuíam sobre o tema, através de relatos, e outros com os questionamentos e interesse. Conversamos sobre a nossa localização, mostrei-lhes o globo e os mapas do Brasil e do Rio Grande do Sul,e o município de Sapiranga. Após observamos pela janela da sala de aula onde nasce o sol e onde ele se põe fomos para o pátio. E lá observamos a sombra do nosso corpo e o espaço que cada uma ocupava. Distribui figuras e brincamos com elas, projetando sombras variadas. Interagindo e aprendendo com eles, brincamos de bonecos de sombra, com as mãos formamos pássaros, cães e me ensinaram a formar a sombra de um cão que abre e fecha a boca. Além de divertida, foi uma aula muito significativa para eles.A partir da realização desta atividade,ao entrarem na sala, observavam o sol pela janela, comentavam e até faziam comparações em horários diferentes durante a manhã.

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
A partir de leituras do livro Estudos Sociais – Teoria e Prática, de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro, Tomoko Iyda Paganelli, constatei que algumas das atividades sugeridas já aplico com meus alunos, mas obtive muitos aprendizados.O objetivo maior em Estudos Sociais é possibilitar que a criança compreenda a ação dos grupos sociais no tempo e no espaço.Ao construir os conceitos básicos de grupos sociais, espaço e tempo permitem definir a identidade, reconhecer a história e identificar o espaço. E para que isso aconteça é importante que o aluno sinta-se como parte integrante do tema que está estudando, a realidade vivida no seu dia-a-dia, compreendendo a sociedade em que vive, a sua história e o espaço por ela produzido como resultado das relações sociais. Atividades realizadas com os alunos: linha de tempo, ordenação de história e o trajeto de casa para a escola.

Representação do Mundo pela Matemática
Classificação e Seriação
Números e Operações
Espaço e Forma
Atividade: Onde há números em sua vida? E para que você os usa?
Ao responder a questão na interdisciplina de matemática, “Onde há números na nossa vida? Para que você usa? Percebi que os números estão presentes a todo o momento, no nosso cotidiano. Eles estão presentes desde o nosso nascimento: data, peso e comprimento. Ingressamos na escola e aprendemos os números. Além das datas marcantes como: casamento e nascimento dos filhos. Assim como nas nossas atividades de rotina: hora de acordar, de dormir, de iniciar e sair do trabalho, número de alunos, turma, de cartão ponto, salário, conta bancária. No Pead, número de matrícula, de semestre, datas das aulas presenciais, data de postagem das atividades, e agora tão próximo a data da formatura. Números básicos, de documentos que identificam e que representam cada um de nós cidadãos.

Nenhum comentário: