quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ESPAÇO E FORMA


Ainda no eixo IV,destaco na interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática,que após ter realizado leituras do PCN, da Revista Nova Escola e outras sugeridas, percebi que a matemática vai muito além de quantidades, números, operações e problemas matemáticos. A matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Com a atividade de Espaço e forma, aprendi que os conceitos geométricos constituem parte importante no currículo de Matemática no ensino fundamental, porque por meio deles, o aluno desenvolve um tipo de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. Meus alunos na faixa etária dos 7 e 8 anos, ainda dependem muito do mundo concreto para chegar à abstração. Faz-se necessário considerar que a criança constrói o espaço a partir de seu próprio corpo e de seus deslocamentos, construindo aos poucos noções geométricas mais complexas.

Nenhum comentário: