domingo, 19 de dezembro de 2010

Estágio Curricular

Durante o estágio curricular desenvolvido na escola onde atuo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Willy Oscar Konrath, com a turma do 2° ano pude colocar em prática algumas atividades pertinentes que aprendi ao longo deste curso, entre elas a realização do Projeto com o tema contos de fada. Os alunos n na faixa etária de 7 e 8 anos, no processo de leitores iniciantes. Durante o estágio as obras literárias tiverem grande influência permitindo ao educando ter contato com diferentes obras, bem como diferentes gêneros literários.
Os contos de fadas mexem com a emoção, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos das pessoas. Ensinam as crianças a enfrentar os sentimentos (seja do medo, amor, perda, angústia e das diferenças). A criança pode se identificar com os personagens, transferindo seus conflitos para aqueles vivenciados da história. Pois as histórias mostram que tudo é passageiro e sempre tem uma fada boa, na realidade (a mãe, avó, amigos, professora...) que ajudam para a resolução dos problemas. Os assuntos tratados nos contos fazem parte da realidade da criança, tais como os sentimentos que envolvem o medo: medo do escuro, de fantasmas, de cachorro, de a mãe deixá-la na escola, enfim medos que fazem parte da vida e que de alguma maneira aprendemos a enfrentá-los.
Destaco algumas histórias que foram trabalhadas durante o estágio: Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, o conto Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
O estágio teve momentos marcantes como a dramatização da história "Cinderela", hi que destaco a integração, a sociabilização, a desinibição e o respeito as diferenças.
Desta forma creio que meu estágio resultou em aprendizagens muito significativas para os educandos bem como as minhas certezas pedagógicas estudadas e refletidas durante estes anos de Licenciatura em Pedagogia pela UFRGS.

Nenhum comentário: