A partir do filme “O menino Selvagem”, elaborei um texto, com reflexões sobre a proposta de trabalho de Jean Itard com o menino Victor, fazendo uma comparação da história de Victor com a história dos surdos, tendo como base o texto da unidade 2, que trata sobre as raízes da história de educação de surdos.
Considerando os dados analisados no texto “História dos Surdos” e do filme “Menino Selvagem”, pode-se dizer que já evoluímos muito no que se refere ao respeito e a igualdade dos surdos, mas o preconceito ainda existe. Com base em alguns dados históricos e no filme, percebe-se uma sociedade antiga na qual os surdos eram discriminados, eram tratados como incapazes e até mesmo idiotas, como falaram no filme.
Observando a trajetória histórica do ontem e o processo hoje, a história da humanidade foi testemunha de como as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade. As crianças surdas eram consideradas irracionais. Era proibido receberem a comunhão. Os surdos eram sujeitos estranhos e objetos de curiosidades da sociedade. Assim como foi retratado também no filme, que havia sido abandonado na floresta e depois de capturado era protegido pelo aldeão da curiosidade dos camponeses. Também existiam leis que proibiam os surdos de receberem heranças, de votar e, enfim, de usufruírem de todos os direitos como cidadãos.
No filme, mostra o preconceito e a falta de aceitação até mesmo pela família, a prova é do menino ser abandonado ainda muito pequeno, provavelmente devido à descoberta da deficiência. E pelo restante da sociedade depois de capturado, sendo motivo de estranhamento para a comunidade da aldeia, que não aceitava o diferente e expulsava da convivência qualquer tipo de “anormalidade”.
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Um comentário:
Oi Maria de Lourdes!! Pensando nessas tuas duas postagens sobre o filme, o que elas nos levam a pensar sobre uma outra possibilidade de educação de surdos? Abração!!
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